domingo, 10 de outubro de 2010

Dilma no Conselho da Petrobrás

Este é um dos emails falsos e apócrifos que mais circulam sobre Dilma Rousseff.  O texto propõe revelar algo surpreendente para quem lê: o misterioso e secreto acesso de Dilma Rousseff ao Conselho de Administração da Petrobras e seu salário estratosférico.
Quem lê com desatenção ou com maldade, acha imediatamente que houve uma série de “conluios” governamentais para que Dilma Rousseff tivesse um cargo de administração no Conselho da Petrobras de forma ilícita e sem que o contribuinte soubesse do fato. Os cidadãos apenas descobririam agora, com a ajuda do email fraudulentos.
Desmontado mais um mito:
- A eleição de Dilma ao Conselho da Petrobras foi feita de forma totalmente transparente. Há inclusive uma ata (da Petrobras) sobre isso, que pode ser acessada online por qualquer cidadão, eis o link (aqui);
- a Petrobras é uma empresa de economia mista, em outras palavras, é formada por capital estatal (governo) e aberto (empresas privadas). Assim, para que novas pessoas façam parte do Conselho da Companhia é necessária a aprovação dos acionistas, tanto da parte estatal como a privada. Se houvesse qualquer indício de falcatrua na contratação de Dilma Rousseff, a parte privada simplesmente votaria contra;
- Em vários Estados da Federação, membros do governo fazem parte dos conselhos de empresas totalmente estatais ou mistas. Aqui em minas Gerais há membros do governo (do PSDB) em conselhos de empresas como BDMG, CEMIG, COPASA, é um procedimento usual, mas ninguém comenta os salários, comenta?
- o email falso sugere que Dilma Rousseff ganha a quantia de R$8.266.600,00. Trata-se de uma mentira infantil. A ata, exatamente no item VII, fala sobre este valor de remuneração, mas para os ADMINISTRADORES da Petrobras. Dilma, como diz a própria ata e o email, faz parte do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO da Petrobras, atividades diferentes, tanto que, no início da página 3/ 4 a ata da Petrobras especifica a remuneração dos conselheiros.
- quando saiu para ser candidata, Dilma também saiu do Conselho da Petrobras (aqui).
Trata-se, portanto, de mais um email falso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário